quarta-feira, 1 de julho de 2009

15 anos do Real (R$)


1º de julho de 1994, data em que entrava em circulação o real, mais uma tentativa de derrubar definitivamente a inflação no Brasil, que na época, chegava a 80% ao mês.


Não poderia deixar de lembrar da data, já que essa virada, que acabou com a hiperinflação, de um jeito ou outro, arrumou as finanças de todos nós consumidores, trazendo um pouco mais de segurança e certezas aos nossos bolsos.


Lembro que naquela época era recorrente o pensamento (tosco) que a hiperinflação era benéfica, que era possível se adquirir mais bens e viver melhor...ledo engano.


Apesar dos pesares, e da falta de dinheiro que ronda nosso país, acho que foi um fato importante que nos permitiu inclusive aperfeiçoar o sistema financeiro, trazendo modernidade, tecnologia, mais recursos e...tudo isso acabou acarretando possibilidades como a criação do Código de Defesa do Consumidor.


Por isso, interessante de lembrar da data e render esta homenagem...

4 comentários:

  1. O Real e a segurança da estabilidade da inflação modificaram os hábitos de consumo dos brasileiros de forma positiva, possibilitando um pouco mais de qualidade de vida. Não estamos nadando num mar de rosas, mas a força da nossa moeda tem sido uma boa âncora nesses tempos de crise...

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrada a data,dr.Edgard!! Naquela época a inflação era galopante, os preços mudavam a cada dia,'a máquina'para aumentar os valores funcionava a todo vapor,principalmente nos supermercados.Não podíamos planejar nada, o sonho de uma viagem ou adquirir algo ia por água abaixo.
    Parabéns! Gostei muito de suas colocações.
    Maria Juçá kuke (Professora aposentada-Tubarão/sc

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Dr. Edgard, tenho certeza de que a sua iniciativa de criar o blog trará muitos benefícios a nós consumidores, pois na maioria das vezes por desconhecer mos nossos direitos acabamos sendo lesados na relação de consumo. O blog ajudará tanto na parte de trazer o conhecimento prévio das questões relativas ao consumidor, como também na parte de conselhos após ocorrer algum evento danoso a nos consumidores.
    Desejo muito Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Sras. consumidoras, obrigado pelo estímulo, espero que o blog as inspirem para que possam batalhar e lutar por seus direitos, nunca esquecendo também de seus deveres. Voltem sempre, a casa é sua...

    ResponderExcluir