sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Empresa aérea terá prazo de dez dias para atender reclamações

A partir de 2011, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pretende tornar válida uma regra que obriga as companhias aéreas a responder em até dez dias as queixas encaminhadas pelos passageiros à agência. Hoje, as empresas não têm um prazo limite estabelecido.

A medida faz parte da proposta de regulamentação do atendimento ao passageiro -em fase de audiência pública. Segundo Rubens Vieira, diretor da agência, até maio a medida entrará em vigor.

As empresas terão de criar equipes próprias de atendimento aos passageiros em aeroportos que movimentem mais de 500 mil passageiros/ano e serão responsáveis por resolver problemas como extravio de bagagem, atrasos e cancelamentos. Caso descumpram as regras, poderão ser multadas.

AMEAÇA DE GREVE

A reunião realizada ontem entre representantes dos aeronautas (tripulantes), aeroviários (que trabalham nos aeroportos) e companhias aéreas terminou em impasse. As empresas propõem mudar a data-base das categorias de 1º de dezembro para 1º de abril e reajustes entre 5% e 5,5%.

Segundo Odilon Junqueira, negociador das empresas, o objetivo é evitar a repetição das ameaças de paralisação durante o fim do ano.

"É inadequado discutir isso em dezembro. Há um problema de infraestrutura, de demanda elevada no período. Seria melhor para toda a sociedade transferir a data para abril", disse.

Os trabalhadores pedem reajuste mínimo de 15%. Para Uébio José da Silva, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aéreo, a proposta será recusada. Até o dia 30 serão realizadas assembleias para discutir as propostas.

Fonte: Folha de São Paulo, por Janaina Lage

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