domingo, 17 de janeiro de 2010

Embalagens ganham “curvas”


Aumenta a presença no varejo de produtos em versões maiores e mais pesadas, do tipo “tamanho-família”

Comum em outras partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, as embalagens “tamanho-família” estão aos poucos ganhando espaço nas gôndulas dos supermercados brasileiros. Uma tendência que começa a aparecer nos corredores de produtos de limpeza, higiene pessoal e de alimentos e bebidas. Com versões “econômicas”, como o próprio nome sugere, a indústria quer conquistar o consumidor oferecendo um produto, proporcionalmente, mais barato.

“Existem alguns fatores que levam o consumidor a optar por esse tipo de embalagem. Em geral, são famílias com uma número maior de pessoas. Mas a crise econômica também contribuiu para o aumento da oferta”, diz a gerente de marketing da Asso­ciação Brasileira de Embalagens (Abre), Isabella Salibe. Isso porque o consumidor diminuiu o número de refeições fora de casa, e aumentou o consumo de produtos em casa.

Uma pesquisa feita pela LatinPanel e divulgada pela Abre no ano passado mostra que embalagens maiores, ou “familiares”, são procuradas por 69% dos domicílios com três ou mais pessoas. Os produtos que mais são consumidos neste formato, segundo o estudo, são creme dental, sabão em pó, salgadinho, cereal matinal e refrigerante.

Para o gerente de marketing da marca Ypê, João Augusto Geral­dini, o consumidor está cada vez mais consciente na hora de fazer compras e, por isso, opta por produtos de qualidade mas que sejam mais econômicos e não causem desperdício. “Este tipo de embalagem também tem vantagens ambientais, e as pessoas estão cada vez mais ligadas ao consumo ambientalmente responsável”, diz. No portfólio da marca estão, por exemplo, detergente e amaciante de roupas em versões de cinco litros e sabão em pó de cinco quilos.

No início do ano passado a Reckitt Benckiser lançou opções “tamanho-família” para as marcas Veja e Vanish – com preço menor por mililitro se comparado ao das versões tradicionais. “Esses produtos, por serem de uso diário, são muito consumidos pelas donas de casa e representam boa parte do gasto total com produtos de limpeza. Oferecer a versão com maior conteúdo traz ao consumidor uma economia por mililitro que chega a 7% nos itens da linha Veja Perfumes da Natureza e a 5% nos produtos Multiuso Original”, explica a gerente de marketing da marca, Patrícia Macedo.

Segundo Patrícia, essas embalagens (com 700 ml e 1 litro) têm participação crescente nos índices de venda do produto. Para a linha Veja Multiuso elas já representam quase 10% do total e, para a Veja Perfumes da Natureza, 30%. “O maior item da linha Vanish, a embalagem de três litros, já representa quase 10% das vendas e a tendência é continuar aumentado essa participação”, completa a gerente de marketing de Vanish, Mariana Stanisci.

Bebidas

A primeira experiência da Ambev nesse segmento aconteceu com as garrafas de 3,3 litros de Guaraná Antarctica e Pepsi. Mais tarde vieram as cervejas de um litro – primeiro a Skol, depois Antarctica e Brahma. Segundo a empresa, elas representam uma economia de 10% em relação às embalagens tradicionais da bebida, e foram criadas para atender a esse aumento do consumo das famílias dentro de casa.

De acordo com os dados do Instituto Nielsen, divulgados pela Ambev, esse tipo de embalagem já tem uma grande aceitação em outras partes do mundo. O “litrão” representa 33% do mercado de cervejas da República Dominicana e mais da metade na Argentina.

Fonte: Gazeta do Povo

Um comentário:

  1. Boas informações aqui, gostaria de compartilhar com vocês toda a minha experiência na tentativa de obter um empréstimo para expandir meu negócio de roupas aqui na Malásia. Foi muito difícil o meu negócio cair devido à minha pequena doença, então, quando me recuperei, precisava de um fundo para montá-lo novamente para que eu começasse, então me deparei com o Sr. Benjamin, um consultor de empréstimos do Funding Service. Ele me perguntou do meu projeto de negócios e eu disse a ele que já possuía o One e eu só precisava de um empréstimo de 200.000,00 USD, ele me deu um formulário para preencher e eu também solicitei meu ID válido em poucos dias. Eles fizeram a transferência e meu empréstimo foi concedido. Eu realmente gostaria de apreciar esse esforço e também tentar levar isso a quem procura empréstimos comerciais ou outras questões financeiras para entrar em contato com Mr, Benjamin Email: lfdsloans@outlook.com Ele também está disponível no WhatsApp Contact: + 1-9893943740.

    ResponderExcluir