quarta-feira, 28 de abril de 2010

DPDC divulga metas de redução de reclamações firmadas por empresas

A partir desta semana, tornaram-se públicas as metas de redução e resolução de reclamações propostas pelas principais empresas nos setores de telecomunicações, serviços financeiros, supermercados e varejo. As cartas com os compromissos estabelecidos pelas empresas foram encaminhadas ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça no primeiro trimestre deste ano, a pedido do órgão.

Os compromissos foram assumidos pelos presidentes de cada uma das principais empresas destes setores, formalizando a promessa de diminuir o número de reclamações dentro do prazo de um ano.

No setor de telecomunicações, a empresa Claro se comprometeu a reduzir em 15% o número de atendimentos levados aos Procons no ano de 2010. Já a Tim se compromete com a redução de 25%. A Vivo estabeleceu como meta uma redução de 20% no número de atendimentos feitos nos Procons. (ver tabela em anexo)

No setor de serviços financeiros, o Banco do Brasil e o Bradesco estabeleceram a meta de 10% de redução para 2010. Já a Caixa e HSBC prometeram reduzir em 5% os atendimentos. Citibank e Santander definiram a meta de 15%. Para o banco Itaú a meta é reduzir em 13,8% os problemas.

As representantes do setor de supermercados e varejo também apresentaram metas de redução nas reclamações para 2010. O Carrefour Comércio se comprometeu a uma meta de 15% de redução. Já o Carrefour Financeiro e o Walmart têm como meta 5% de redução. Pão de Açúcar e Ponto Frio se comprometem com a redução de 30%.

O Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas de 2009, divulgado em dezembro do ano passado, apontou os setores e assuntos mais reclamados pelos consumidores no período de 1º/09/08 a 31/08/09, com identificação das principais reclamações dos consumidores levadas aos Procons de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Fonte: Ministério da Justiça

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