sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Papai Noel digital: fique atento na hora das compras on line


Se preparar para sair às compras de Natal muitas vezes pode ser parecido com se preparar para uma maratona, lojas cheias, engarrafamentos, filas em estacionamento, crianças cansadas e irritadas…

Tendo esse cenário como modelo o e-comerce parece o lugar ideal para as compras de Natal, nada de filas, sem dor nas pernas para comparar preços e no final não precisa carregar as sacolas. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ revelou que 72% dos usuários fizeram pesquisa de preços de produtos e serviços pela web em outubro deste ano, mas só 15% compraram de fato. O resultado evidenciou que a principal razão para esses consumidores não realizarem a compra é receio pela falta de segurança.

Pensando nesses usuários que têm vontade de fazer um Papai Noel digital, mas que temem ter problemas de segurança, reunimos as principais dicas de segurança de alguns especialistas no setor. Para começar aproveite o fim do ano para fazer uma geral no computador, verificando o antivírus e deletando aqueles arquivos que você não precisa mais.

Se tiver adolescente na casa capriche no perfil de segurança – como eles costumas baixar muitas coisas na Internet, acabam deixando o computador mais vulnerável. O antivírus é uma parte dos componentes de segurança, o ideal é optar por pacotes que incluam antisspam, antisspywarer, firewall. Esses componentes devem ser atualizados todos os dias. Mudar as senhas de perfis de Webmail, redes sociais e outros serviços da Web também é uma boa medida preventiva.

Outra dica importante é não se deixar levar por ofertas incríveis, desconfie sempre dos preços exageradamente baixos. A Coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Oliboni, recomenda procurar um site que tenha também uma loja física e não só virtual para, em caso de reclamação, você ter maior facilidade de acesso físico.

De acordo com os especialistas do Movimento Internet Segura, a melhor forma de pagamento é cartão de crédito, porque de modo geral as administradoras costumam verificar as lojas que estão se associando. No entanto, antes de digitar o número de sue cartão e concluir a compra verifique se o site tem certificado e se é chancelado por alguma organização de segurança. Pesquise em páginas de entidades de defesa do consumidor o número de reclamações sobre a empresa que vai comprar. Sites como o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor /MJ- Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor/ Sindec – alguns Procons e o site Reclame Aqui têm listas dos produtos e serviços mais reclamados pelos consumidores .

Veja ainda se a loja virtual possui telefone de atendimento ao consumidor – o ideal é fazer uma ligação teste para saber se funciona de fato – leia as condições apresentadas pelo site e em caso de dúvida mande um e-mail para a empresa solicitando esclarecimento, o que é uma ótima maneira de saber como é a qualidade e o tempo de resposta do site.

Fique bem atento aos prazos de entrega, pois essa época do ano com o aumento da demanda os atrasos são mais frequentes. Ao concluir a comprar imprima ou salve os comprovantes.

Fonte: Portal do Consumidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário